-
Arquitetos: Christoph Meier, Lukas Stopczynski, Robert Schwarz, Ute Müller
- Área: 27 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ute Müller
-
Fabricantes: AutoDesk, Obi Baumarkt, Robert McNeel & Associates
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tudo começou quando quatro artistas da Áustria e Alemanha em uma residência de artistas de Los Angeles decidiram reconstruir o famoso Bar Americano de Adolf Loos, ao perceberem que o clássico e elegante bar, um exemplo significativo de modernismo austríaco, caberia perfeitamente em seu estúdio – no entanto, em uma escala ligeiramente menor.
Com recursos financeiros modestos, o mogno tornou-se papelão, o vidro tornou-se mosquiteiro, e ao invés de cocktails de assinatura, tudo foi servido simplesmente "sobre as pedras".
Mesmo nesta versão DIY, o charme vienense do original icônico afirmou-se, e em pouco tempo alguns artistas de Los Angeles já estavam bebendo entre as paredes de papelão impresso. Dois anos depois, o bar foi reconstruído no porão de um espaço de arte em Bruxelas usando apenas junco para recriar o interior.
Agora, a fachada original de Loos criada em uma antiga loja de discos no 10º distrito de Viena gerou a ideia de recriar o bar uma terceira vez. O Lax Bar é uma instalação de arte caracterizada por um mecanismo metódico gráfico e material.
Como réplica, ela é deliberadamente diferenciada e visualmente alienada, estando geograficamente mais próxima do que nunca do original. Em algumas noites, o Lax Bar também é um evento performativo, com uma série de atarções artísticas.